Categorias
SLIDE TOCANTINS

Professor e comerciante morrem em acidente na TO-126, próximo a Itaguatins

A comerciante Marilene Marinho Alves de Souza, de 42 anos, e seu esposo, o professor da Universidade Estadual do Tocantins, Jamerson Sales de Sousa, de 43 anos, morreram em um acidente na TO-126, na tarde de ontem, 16, próximo à cidade de Itaguatins.

Conforme a polícia, o acidente ocorreu após o motorista perder o controle da direção e o veículo sair da pista e capotar. O carro em que as vítimas estavam ultrapassou uma cerca e bateu em um cupinzeiro.

As vítimas morreram ainda no local e os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Augustinópolis. O Corpo de Bombeiros esteve no local e a perícia investigará as causas do acidente.

Nota de pesar

Em nota, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) lamentou o falecimento do professor, egresso da Unitins do curso de Matemática, e de sua esposa, ocorrido próximo ao município de Itaguatins, cidade onde ele lecionava. “Neste momento de profunda dor e pesar, a Unitins expressa suas condolências aos familiares e amigos do casal rogando que Deus possa confortar o coração de todos”.

Fonte: T1 Notícias

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Tocantinense é assassinado por engano por policial no MA; corpo é velado em Porto

O tocantinense Ademar Moreira Gonçalves, de 36 anos, foi morto com um tiro nas costas enquanto dirigia na Avenida Litorânea, em São Luís, no Maranhão, na noite do último sábado, 14. Um policial civil (que não teve o nome divulgado), se entregou nesta segunda-feira, 16, na Delegacia de Homicídios de São Luís, dois dias após a morte de Ademar, que era funcionário do IBAMA. Familiares da vítima, que moram no Tocantins, relataram que souberam de três versões duvidosas do ocorrido antes de saberem a verdade e contaram que ainda que viram um vídeo de Ademar se debatendo sem ser socorrido, que foi divulgado nas redes sociais.

Em entrevista ao T1 Notícias na manhã desta terça-feira, 17, Giovana Araújo da Silva, amiga da família, relatou como os parentes de Ademar receberam a notícia. “Ficamos sabendo no sábado à meia note. A primeira versão foi que ele estava no meio de um tiroteio e havia sido baleado na perna. A segunda versão foi que ele brigou em bar e acabou morto, mas logo achamos estranho também porque o Ademar corria de briga; e a terceira versão foi que ele era um bandido e estava roubando um carro. Ficamos transtornados. Duas irmãs dele foram para São Luís descobrir a verdade e foi então que ficaram sabendo que ele havia sido executado por um policial civil. Esse policial foi informado que o carro dele estava sendo roubado e iria atirar no pneu do carro, mas acabou atingindo Ademar nas costas”, conta.

Giovana ainda relatou que um vídeo foi registrado por testemunhas que estavam no local e que a família ainda teve que assistir Ademar agonizando, sem socorro, porque as pessoas achavam que se tratava de um assaltante de carro, conforme o policial havia anunciado. “Após ser alvejado, o Ademar acabou colidindo num carro e numa moto. Testemunhas contaram que o policial tirou Ademar do carro e pediu para as pessoas se afastarem pois se tratava de um assaltante de carro. O policial entrou no carro, pegou o documento e viu que aquele carro não era o dele. Foi então que ele se deu conta do erro que cometeu e fugiu do local. Nesta semana o policial se entregou e assumiu o erro”, detalhou.

Versão do policial

Segundo relato do policial na delegacia, ele informou que estava em um bar quando soube que o seu carro estava sendo roubado. Ao encontrar um homem no volante, saindo de uma vaga próximo de onde ele havia estacionado, o policial sacou a arma para atirar nos pneus, segundo ele. O motorista (Ademar) arrancou com o carro depois que viu o homem armado, mas foi atingido com o tiro nas costas, que o matou. O policial acrescentou ainda que o carro de Ademar era idêntico ao dele.

A Superintendência de Homicídios e Proteção a Pessoa (SHPP) trabalhava com as hipóteses de briga de bar, reação a assalto e execução até a confissão do assassinato pelo policial civil. Testemunhas informaram que o policial retirou Ademar de dentro do carro e impediu as pessoas de se aproximarem até a chegada do SAMU, mas fugiu do local depois que viu que havia se enganado.

“Pela declaração dele (o policial), ele interpretou erroneamente porque o carro dele estava estacionado praticamente ao lado. E quando o indivíduo saía do carro, o policial que estava de pronto aviso para uma missão no interior lembrou que tinha equipamentos da polícia civil nesse veículo. Então ele temendo além do roubo do veículo, o roubo desses equipamentos, tentou evitar a saída do indivíduo”, informou o superintendente da Delegacia de Homicídios, Lúcio Rogério Reis.

O policial que efetuou o tiro, segundo a polícia, trabalhava no núcleo de combate ao crime organizado e tinha 15 anos de corporação, com ótima conduta profissional. Como não houve o flagrante, o policial civil vai responder ao processo em liberdade.

Familiares inconformados

A família de Ademar está inconformada com o caso. “Despreparo total, né? Uma pessoa ouvir de outra pessoa que seu carro foi roubado e a pessoa já sair com uma arma em punho? Ele não deu nem a oportunidade do meu irmão falar nada”, declarou Vera Lúcia, irmã de Ademar. Ademar era formado em direito, funcionário público do Ibama e nunca teve passagem pela polícia.

A família criticou ainda a conduta do policial na abordagem. “Que procedimento é esse de abordar alguém? Ficamos sabendo também que ele tinha uma diligência para cumprir depois, então ele foi inconsequente duas vezes porque como ele estava num bar antes de realizar a diligência. Ele foi muito irresponsável”, criticou ainda a irmã.

Velório e sepultamento

O corpo de Ademar chegou ao Tocantins na manhã de terça e está sendo velado em Porto Nacional, no salão da funerária Santo Antônio. O sepultamento ocorrerá às 17h, em Porto Nacional.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Mulher esfaqueia quatro pessoas e invade hospital para tentar matar marido

Eva Santos Reis, de 26 anos, foi presa após tentar matar a facadas quatro pessoas na cidade de Xambioá, na noite desta quinta-feira (12). Uma das vítimas é o companheiro dela. Após deixá-lo ferido, a jovem foi ao hospital onde estava internado e o esfaqueou novamente.

De acordo com o delegado Fernando Rizério, responsável pelo caso, tudo começou quando a suspeita viu o companheiro conversando com a ex em uma festa.

As duas mulheres começaram a brigar e Eva foi agredida pelo companheiro que tentava separá-las, mas a ex acabou sendo atingida com uma facada no braço.

Em seguida os dois saíram em uma motocicleta e Eva esfaqueou o companheiro enquanto ainda estavam no veículo. Nesse momento, ele pediu socorro a um casal que encontrou no caminho.

O casal tentou impedir a mulher de agredir o companheiro e os dois também foram esfaqueados. As vítimas foram levadas para um hospital de Xambioá. Eva ainda entrou no hospital e esfaqueou novamente o companheiro. Ele foi transferido em estado grave para o Hospital Regional de Araguaína.

Eva foi detida e espera na delegacia por uma vaga no presídio.

Quer saber mais notícias de todo o estado? Acesse o G1 Tocantins.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Van com passageiros cai em vala no canteiro central da TO-020, em Palmas

Na tarde de ontem, 12, uma van com cerca de 18 passageiros caiu em uma vala no canteiro central da TO-020, em Palmas. Este é o segundo acidente registrado na rodovia, que liga Palmas a Aparecida do Rio Negro, nesta semana. Na última terça-feira, 10, um carro capotou a Aparecida e causou a morte de Messias Jorge Coelho, de 84 anos, pai do vereador Jorge Brasil Coelho. O acidente causou comoção na cidade.

No acidente de ontem, uma passageira teria ficado ferida, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento Norte, na Capital.

Conforme apurado pela polícia, um carro de passeio teria entrado na pista após sair de uma estrada vicinal e acabou sendo atingido de raspão pela van. O motorista do veículo de passageiros teria perdido o controle e acabou saindo da pista.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Hospital Regional de Dianópolis atende com escala reduzida por falta de profissionais

A Justiça determinou um prazo de 10 dias, contados a partir da última terça-feira, 10, para que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) apresente por escrito as providências tomadas em relação à situação de irregularidades apontadas pelo Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM/TO) em fiscalização realizada no Hospital de Referência de Dianópolis. Em nota ao T1 Notícias, a pasta se manifestou sobre a falta de profissionais médicos na unidade.

De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), a decisão foi tomada na audiência de conciliação realizada na terça-feira, no Fórum de Palmas, com a participação da Promotora de Justiça da Saúde, Maria Roseli de Almeida Pery, e do Procurador do Estado, José Francisco de Araújo. Os problemas citados na audiência são alvo de Ação Civil Pública (ACP) ajuizada na última semana pela Promotora.

O CRM/TO apontou que parte dos profissionais médicos do Hospital são terceirizados pelo Instituto Elisedape (empresa não inscrita no CRM), que presta serviço para o Estado, no entanto, a falta de repasse por parte do Estado está atrasando o pagamento destes profissionais, inclusive os médicos pediatras só receberam no mês de julho os pagamentos referentes a janeiro, fevereiro e março.

Também foram citadas falhas na cobertura de plantões. O relatório aponta que no mês de agosto, 18 plantões teriam ficado descobertos, sendo que desde o mês de abril, a escala médica só contempla um médico no plantão, número considerado no relatório como inadmissível para um hospital de referência de porte II, onde o fluxo de atendimento é alto. “Além disso, quando há paciente de emergência, a assistência fica prejudicada, pois o médico sai do consultório para prestar atendimento a outro paciente”, destacou a Promotora.

Consta ainda que diante da escassez de médicos, a unidade apresenta um alto índice de transferência, do qual 80% diz respeito à obstetrícia e que as obras de reforma estão paralisadas desde 2009.

SES diz que regularizou parcialmente pagamento à empresa contratada

Em nota ao Portal T1 Notícias, a Secretaria de Estado da Saúde informou que ainda não foi notificada da decisão e que empenha todos os esforços para dispor de clínico geral diariamente no Hospital Regional de Dianópolis (HRD) e mantém aberto chamamento para contratação de médicos.

“Somente neste ano de 2017 já publicou três portarias (Portaria N 146 de 02/03/2017- DOE 4820; Portaria N 217 de 29/03/2017- DOE 4838; Portaria N 296 de 02/05/2017- DOE 4860) com chamamento para contratação de médicos que queiram atuar em unidades hospitalares do Estado, incluindo o Hospital Regional de Dianópolis (HRA).  Os chamamentos foram publicados no Diário Oficial do Estado e publicizados nos meios de comunicação, mas infelizmente, não houve adesão de profissionais médicos para atuar em Dianópolis”, afirma a nota.

Escala reduzida

Ainda de acordo com a SES-TO, por conta dessa dificuldade enfrentada, o HRD conta atualmente com escala reduzida de profissionais: “somente no ultimo mês, 3 profissionais pediram exonerações”.

A secretaria defende ainda que fez parte dos pagamentos à empresa, que deve manter os atendimentos no hospital. “O cumprimento da escala médica é de responsabilidade do Governo do Estado e do Instituto ELISEDAPE LTDA através do processo de contrato 4437/2016, que desde 2016 presta serviço terceirizado ao Governo do Estado. Houve faltas no pagamento para empresa, mas a SES-TO informa que já regularizou parcialmente o pagamento e que irá notificar a empresa caso não cumpra com as cláusulas contratuais”.

Por fim, a SES-TO diz que a população de Dianópolis e região deve ficar tranquila, pois “utiliza acolhimento com classificação de risco, por isso todos os pacientes são orientados e acolhidos, avaliado o grau de necessidade de assistência em saúde e encaminhados, quando necessário para outras unidades da rede. Não ficando nenhum paciente do SUS sem assistência”.

Categorias
POLITICA SLIDE TOCANTINS

Eduardo e Barbiero não querem afastamento de Miranda: tema geraria instabilidade

O T1 Notícias repercutiu na manhã desta quarta-feira, 11, com os poucos deputados estaduais presentes na sessão da Assembleia Legislativa, o pedido de impeachmant do governador Marcelo Miranda (PMDB) que terá andamento na Casa conforme adiantado em entrevista exclusiva ao T1 pelo presidente Mauro Carlesse (PHS). Cinco deputados foram ouvidos e se posicionaram sobre o tema. Também em entrevista ao T1 na manhã desta quarta-feira, 11, Carlesse afirmou que 15 deputados cobram o andamento do tema. Apesar de fazerem oposição aberta a atual gestão, Eduardo Siqueira Campos (SD) e Alan Barbiero (PSB) não querem o afastamento de Miranda. Para Alan, se a vice (Cláudia Lelis) substituir, “é trocar seis por meia dúzia”.

Para o veterano em política, Eduardo Siqueira Campos, essa discussão só geraria instabilidade política e econômica e pode fragilizar o Estado. “Acho desnecessário. Para o Tocantins seria uma crise profunda e um desestímulo. Quanto tempo levaríamos para cumprir todo o rito de afastamento. Ano  que vem já temos uma eleição… Ele vai sair no dia 7 de outubro de qualquer jeito. O que precisamos é nos juntar para, independente de qual governador será eleito no Tocantins, como é que estado vai viver”, disparou.

O deputado Alan Barbiero, que também faz oposição ao governo, considera que seria desgastante para o Estado afastar o governador e defende a escolha democrática de um novo chefe do executivo. “Já estamos nos aproximando de um processo eleitoral. O impedimento tem um rito a ser seguido que leva um tempo, pois ainda tem o direito de defesa. Tudo isso traria instabilidade para o Estado. Além disso, tirar o governador e assumir a vice seria trocar seis por meia dúzia. Eu vejo que o debate não possa ser feito, mas não sou favorável ao afastamento. Acredito que o melhor é cada um se candidatar e disputar nas urnas. Que vença o que o povo quer, inclusive virar essa página no Tocantins e eleger um governador que tenha mais atitude e capacidade de administração que enfrente os nossos problemas”, argumentou o pessebista.

Embora a bancada do seu partido já tenha declarado abertamente oposição à atual gestão, o petista Zé Roberto, afirmou que ainda não tem um posicionamento e alegou que aguardará uma tomada de decisão do partido. “Vamos nos posicionar sobre isso com muito cuidado. Ainda não vimos o processo, quais são as acusações, vamos conversar entre executiva do partido e bancada para decidirmos qual decisão tomaremos em relação a esse processo de impeachment”.

Com Marcelo

Para o governista Amélio Cayres (SD), que claramente se posicionou contrário ao impeachment, o afastamento geraria instabilidade e não representa o que a sociedade quer no momento. “Acho desnecessário o assunto neste momento. O estado precisa gerar emprego e renda, crescer, e isso não colaboraria com nada do que a sociedade precisa. Ressuscitar o impeachment numa situação dessa é reviver o que o estado vivenciou nos dois últimos mandatos que foram interrompidos e só serviu de atraso para o Estado. O investidor não vem mais em razão da insegurança política que vive o Estado. Questionar uma situação politica hoje não ajudaria em nada. A sociedade não nos elegeu para interromper mandatos”, defendeu.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Ministério da Saúde libera 1 R$ milhão para ampliar SAMU no Tocantins

O Ministério da Saúde vai reforçar o atendimento de urgência e emergência em 155 municípios do país e Palmas será um deles. A capital receberá R$ 1 milhão a mais por ano para custear sete serviços do SAMU 192. O anúncio foi feito nesta terça-feira (10), pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros. Em todo país, serão mais R$ 33 milhões por ano para ampliar e qualificar o SAMU 192. Esses recursos serão destinados a 241 serviços, um total de 148 ambulâncias, oito motolâncias, dois aeromédicos, uma ambulancha e sete centrais de regulação. O anúncio foi feito pelo ministro Ricardo Barros, em Brasília.

Para Palmas no Tocantins, serão seis novas ambulâncias e uma Central de Regualção.

O objetivo do SAMU, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência e emergência, como UPAs e hospitais, para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou até mesmo a morte da pessoa. O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, por meio do número 192.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Acidente deixa um morto e feridos na TO-020 próximo de Aparecida do Rio Negro

Um carro de passeio capotou durante a manhã desta terça-feira (10) na TO-020, próximo de Aparecida do Rio Negro. De acordo com os Bombeiros, um homem morreu e pelo menos três pessoas ficaram feridas. O corpo foi levado para o IML de Palmas, mas ainda não teve a identidade confirmada.

Os bombeiros afirmaram que apenas a perícia poderá verificar as causas do acidente, pois não havia qualquer anormalidade na pista. O acidente aconteceu em uma reta, antes da entrada de uma curva. Testemunhas informaram que o motorista perdeu o controle e capotou várias vezes.

As vítimas foram socorridas com ajuda de terceiros e levadas para o hospital de Aparecida do Rio Negro e o Hospital Geral de Palmas. As identidades não foram informadas.

O IML informou que aguarda a chegada de parentes do homem para reconhecer o corpo.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

PF deflagra Operação Nomas para prender criminosos por sequestro em Taguatinga

Após investigação conduzida pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio da União e Tráfico de Armas, a Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 10, a Operação Nomas, com objetivo de prender quatro criminosos responsáveis pelo crime de extorsão, mediante sequestro, praticado contra o gerente da agência da Caixa Econômica Federal de Taguatinga, ocorrido entre os dias 18 e 19 de maio deste ano.

A família do gerente da Caixa Econômica Federal de Taguatinga foi feita refém e permaneceu por 22 horas em cativeiro. O sequestro aconteceu quando a quadrilha, formada por aproximadamente seis homens encapuzados e armados, aparentemente com armas de grosso calibre, cercaram a residência do gerente, renderam ele, juntamente com sua esposa, filhos e funcionária. No dia seguinte, a ação da quadrilha continuou, quando os bandidos liberaram o gerente com seu veículo para trabalhar normalmente, mas com ordem de retornar com o dinheiro exigido para que seus familiares fossem libertados.

Conforme a PF, cerca de 20 policiais federais cumprem mandados de busca e apreensão e mandados de prisão nos municípios de Barreiras (BA), Luís Eduardo Magalhães (BA) e Jacobina (BA), todos expedidos pela Subseção Judiciária Federal de Gurupi. Os presos serão recolhidos à Casa de Prisão Provisória de Palmas.

A PF suspeita que os investigados fazem parte de uma Organização Criminosa especializada em cometer crimes contra instituições financeiras, correios, tráfico de armas e roubo de carga em estradas.

O nome da operação faz referência à etimologia da palavra nômade que em grego é “nomas”, significando tribo ou etnia que não se fixa em lugares e vive mudando, pejorativamente se refere a sujeito que vagueia sem rumo fixo.

(Com informações da Ascom/PF)

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Justiça dá 30 dias para ATS regularizar abastecimento de água em Dois Irmãos

Decisão liminar proferida pelo juiz da Comarca de Miranorte, Cledson José Dias Nunes, nesta segunda-feira, 9, deu prazo de 30 dias para a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) regularizar o abastecimento de água no município de Dois Irmãos. O problema, de acordo com a observação do magistrado na sentença, se arrasta há cerca de sete anos.

Pela decisão, a água deverá ser fornecida de forma ininterrupta e o órgão está obrigado a adotar as obras e ações necessárias à imediata adequação do sistema, inclusive, o abastecimento por caminhões-pipa até a falta d’água ser resolvida definitivamente.

A agência também está obrigada a realizar um diagnóstico detalhado do sistema de captação, reserva, desinfecção e distribuição de água do município. Esse exame deve ser feito por profissionais capacitados para avaliar a necessidade de ampliação do sistema.

Para o juiz, um relatório de vistoria existente no processo comprova que a população do município “está sendo negligenciada quanto ao fornecimento de água potável” pela ATS, o que coloca risco “a vida, a saúde e a dignidade dos seus moradores”. Diversas notificações enviadas pelo município à agência, pontua o magistrado, “demonstram a recalcitrância da ATS em resolver o problema” que já se arrasta há pelos menos sete anos.

“Assim, uma vez que o fornecimento de água potável é essencial para a subsistência da vida humana e, por outro lado, a permanência do estado de dessedentação da população implica em caos, calamidade pública, risco à saúde e à vida, razões mais do que suficientes para que o serviço seja restabelecido continuamente”, registra o magistrado.

“Não bastasse, a atuação do Poder Judiciário no presente caso não representa nenhuma inovação em termos de política pública, pois visa apenas exigir que a requerida cumpra as obrigações assumidas com o município de Dois Irmãos por força de contrato de exploração dos serviços públicos de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário”, conclui.

Em caso de descumprimento ou recalcitrância, o juiz fixou multa no valor de R$ 5 mil por dia de atraso no cumprimento da decisão, até o limite de R$ 200 mil, que serão pagos ao Fundo Estadual da Defesa dos Interesses Difusos (FID).

Resposta da ATS
Em nota ao CT, a Agência Tocantinense de Saneamento informou que devido à estiagem que atinge o Estado, todos os mananciais sofrem, nessa época, com a baixa produção de água, o que prejudica o abastecimento dos municípios, como é o caso do município em questão.

Segundo o órgão, atualmente, as zonas urbana e rural do município são abastecidas com o auxílio de dois caminhões-pipa e para solucionar o problema foram perfurados poços. Eles ainda não estão em operação, segundo alega a ATS, porque falta a ligação da energia elétrica e a chegada da bomba, “o que deve ocorrer nos próximos dias”, diz a nota.

Sobre a decisão judicial, a ATS disse que ainda não foi notificada.

– Leia a íntegra da sentença

Confira a nota da ATS:

“A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) informa que devido à estiagem que atinge o Estado, todos os mananciais sofrem, nessa época, com a baixa produção de água, o que prejudica o abastecimento dos municípios, como é o caso de Dois Irmãos.

No momento, as zonas urbana e rural do município são abastecidas com o auxílio de dois caminhões-pipa.

A fim de solucionar os problemas em Dois Irmãos, foram perfurados dois Poços Tubulares Profundos (PTP), que já estão interligados à rede. Para que os PTPs entrem em operação, a ATS solicitou a ligação da energia elétrica e aguarda a chegada da bomba, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Sobre a decisão judicial, a Agência Tocantinense de Saneamento ainda não foi notificada.

A ATS trabalha de forma incessante a fim de solucionar todos os problemas relacionados à falta de água nos municípios e orienta que, em caso de dúvidas ou reclamações, os consumidores liguem no SAC 0800 6464 195 ou procurem o escritório local.”