Categorias
SLIDE TOCANTINS

Umanizzare garante legalidade de contratos e diz que vai recorrer de decisão que os declarou nulos

O Tribunal de Justiça (TJTO) será acionado pela Umanizzare Gestão Prisional depois da 4ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Palmas declarar nulos contratos de prestação de serviços gerais, técnicos, de alimentação e segurança na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTBG) e da Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP). A informação é do porta-voz e diretor jurídico da empresa, André Caires, que informou sobre a interposição de recurso e garantiu que vai demonstrar os equívocos no questionamento do juiz Roniclay Alves quanto a lisura e legalidade da contratação.

André Caires argumenta que houve cumprimento rigoroso do previsto contrato e destaca ser pacífico o entendimento jurídico de que é legal a administração desses serviços pela iniciativa privada, sem qualquer implicação para o perfeito exercício da função jurisdicional do Estado. Segundo o diretor jurídico, a A Umanizzare realiza apenas as atividades-meio, como fornecimento de alimentação, vestuário, limpeza, serviços de saúde, atendimento psicossocial. “Sobre este assunto, não resta dúvida: os contratos são legais, constitucionalmente previstos e foram realizados licitamente”, comenta.

A empresa afirma que vai contestar uma das argumentações do Ministério Público, quanto à lisura do contrato, demonstrando que foi realizado o devido processo licitatório na modalidade pregão presencial, sem jamais ter havido contratação direta em qualquer época. André Caires também contestou as críticas do órgão e do juiz quanto aos valores pagos pelo governo do Estado à empresa.

“É preciso informar que, diferentemente do que se diz, o custo do preso nas nossas unidades não chega a um terço dos maiores do Brasil, a exemplo do sistema federal que custa R$ 15 mil reais mensais, segundo estudo do Ministério da Justiça produzido em 2015. Nossos valores são muito inferiores e com o diferencial de realizar uma grande quantidade de projetos”, destacou.

O diretor jurídico reforça que o próprio governo do Estado explicou que a cada novo aditivo era realizada pesquisa de preços junto ao mercado para comprovar a vantagem da manutenção do serviço junto à Umanizzare. “Inclusive informa que os contratos foram renovados porque o preço ofertado pela empresa encontrava-se abaixo do mercado. Sobre a suposta ilegalidade na prorrogação do contrato, também vamos mostrar que o ato está amparado na Lei das Licitações”, alega.

André Caires argumentou que a Umanizzare vai recorrer por entender que seria uma injustiça a anulação de um contrato perfeitamente celebrado entre empresa e Estado. “Vamos cumprir fielmente o cronograma de transição, auxiliando o governo do Estado a retomar da forma mais equilibrada possível a administração dos dois presídios. Temos consciência do papel que exercemos na política de ressocialização nessas unidades e, principalmente, da lisura dessa relação. Respeitamos a decisão do juiz, mas vamos recorrer para assegurar que a verdade prevaleça”, conclui.

Entenda
A 4ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Palmas declarou a nulidade dos contratos firmados entre o Estado e a Umanizzare Gestão Prisional Serviços, que terceirizou a administração da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTBG) e a Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP). Entretanto, apesar da decisão do Roniclay Alves de Morais, a empresa cumprirá o contrato por entendimento do Tribunal de Justiça do Tocantins.

A Umanizzare desde 2012 realiza os serviços técnicos e assistenciais, segurança, identificação, prontuários e movimentações, administrativo, alimentação e serviços gerais nas duas unidades prisionais por um valor anual estimado de R$ 25.029.000,00. Contudo, de acordo com o próprio Judiciário, os efeitos dessa decisão não se aplicam até o final do contrato, em razão da decisão do Tribunal de Justiça que, em audiência em setembro, manteve válido os contratos de terceirização, que expiram no dia 1º de dezembro. (Com informações da assessoria)

Fonte: PortalCT

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Ministro nega pedido de HC e mantém prisão de Fábio Pisoni por homicídio em 2007

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de Habeas Corpus a Fábio Pisoni, que aguarda preso por seu julgamento pelo Tribunal do Júri, na Casa de Prisão Provisória de Gurupi. Ele foi denunciado pelo Ministério Público do Tocantins, por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo.

No pedido de HC apresentado no Supremo, a defesa de Pisoni sustentou a falta de fundamentação idônea para a manutenção da custódia cautelar, destacando que os fatos descritos na denúncia teriam sido praticados em dezembro de 2007, portanto, passados quase 10 anos, “o cenário processual é outro”. Alega, ainda, o excesso de prazo para a conclusão da instrução criminal. Com essa argumentação, pediu a revogação da prisão.

Em sua decisão o ministro considerou de especial relevância manter a prisão de Pisoni, visto que ele permaneceu foragido da justiça por aproximadamente quatro anos, período compreendido entre o seu chamamento ao processo (ano de 2008) e o cumprimento do mandado de prisão expedido (11 de dezembro de 2012). “Nessas condições, incide a orientação jurisprudencial no sentido de que a ‘condição de foragido do distrito da culpa reforça a necessidade da custódia para se garantir a aplicação da lei penal’”, concluiu o relator.

Fábio Pisoni é acusado de, na madrugada de 8 de dezembro de 2007, após desentendimentos iniciados numa festa do curso de graduação de Agronomia, ter efetuado disparos em via pública contra um veículo em movimento, causando a morte do estudante Vinícius Duarte de Oliveira, e ferindo gravemente Leonardo Veloso Melo, também estudante.

Entenda

Fábio Pisoni é acusado pelo assassinato do estudante e após o crime ficou foragido e foi preso em 11 de dezembro de 2012, quando passou por uma blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizada no município de José Bonifácio, em São Paulo. Desde então, sob custódia da justiça do Tocantins, Fábio ficou até 2014 na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas, quando, a pedido da família, foi transferido para a CPP de Gurupi.

Na CPP de Gurupi, Fábio esperou por julgamento, quando os policiais cumpriram a decisão da juíza e o libertaram para que aguardasse o trâmite do processo, em que ele é indiciado por homicídio triplamente qualificado e porte ilegal de arma de fogo, em liberdade. Pisoni foi encaminhado novamente à CPP de Gurupi, onde aguarda por julgamento. A 3ª Promotoria de Justiça de Gurupi quer que Pisoni seja submetido a júri popular pelo crime, mas até a presente data o Tribunal de Justiça não agendou o julgamento.

Fonte T1 Notícias

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Sindessto aponta dívida de R$ 120 milhões e continua suspensão de atendimento

Em assembleia extraordinária, o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Tocantins (Sindessto) decidiu continuar com a suspensão do atendimento aos usuários do Plano de Assistência ao Servidor (Plansaúde), até que seja feito o pagamento da referência cinco, que totaliza R$ 18 milhões. Ao CT, a presidente da entidade, Maria Lúcia Machado, informou que o débito total do Executivo com os prestadores de serviços é de mais de R$ 120 milhões.

Para que haja o retorno do atendimento, os prestadores de serviços ainda estabeleceram como condição a realização de uma reunião em conjunto com os secretários estaduais de Administração e da Fazenda, até o dia 11 deste mês, para definição de cronograma de pagamentos das demais referências em atraso.

Resposta da Secad
Em entrevista ao CT, nesta quinta-feira, 5, o secretário de Administração, Geferson Barros, disse que realizou parte do pagamento da referência cinco, no valor de R$ 10 milhões, para pessoa jurídica, mas ainda assim os prestadores não quiseram retomar o atendimento.

Geferson disse que vai tentar liquidar mais uma parte do débito nesta sexta-feira, 5, e o restante na segunda-feira, 9. “Vou tentar quitar tudo na segunda e acredito que na terça-feira os prestadores de serviços voltam a atender normalmente”, disse.

O secretário informou ainda que vai marcar a reunião com o Sindessto para tratar do cronograma de pagamento das demais referências que estão em atraso. “Eu vou liquidar a referência cinco e depois eu vou marcar com eles, juntamente com o secretário da Fazenda, essa reunião para terça ou quarta-feira”, finalizou o secretário.

Atendimento de urgência e emergência
Os hospitais e clínicas que prestam serviços aos usuários do Plansaúde paralisaram o atendimento de consultas, exames e cirurgias eletivas. Os atendimentos de urgência e emergência e de pacientes que já estejam internados não foram suspensos.

Entenda
Os prestadores de serviços do Plansaúde suspenderam o atendimento aos usuários do benefício à zero hora desta quarta-feira, 4. Conforme o Sindessto, a decisão foi tomada “após diversas tentativas de negociação com a Secretaria de Administração para recebimento das faturas do PlanSaúde em atraso (meses abril, maio, junho e julho)”.

O Sindessto já tinha ameaçado a suspender a partir do dia 27 já que não recebia uma proposta para pagamento da dívida. Em nota, a Secad disse que estava trabalhando para evitar mais uma suspensão.

Na atual gestão do governo do Estado, os fornecedores já paralisaram o atendimento ao plano inúmeras vezes por falta de repasses.

Confira a íntegra da nota:

“Nota à Imprensa

O Sindessto vem a público comunicar que foi deliberado em Assembleia Geral Extraordinária, neste 04/10, que continuarão com a Suspensão dos atendimentos aos usuários do PlanSaúde até que seja efetuado o pagamento da referência 05/2017 (atendimentos realizados em abril/2017) integralmente a todos os prestadores de serviços de saúde e que aconteça uma reunião em conjunto com os Secretários de Administração e Fazenda até dia 11/10/2017, para definição de cronograma de pagamentos das demais referências em atraso.

Diretoria Sindessto”

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Polícia desvenda morte do repórter cinematográfico Gonçal Barros e prende acusado

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic –Sul), desvendou a morte do cinegrafista Gonçal de Barros e aponta Lindomar Moraes da Silva, 48 anos, como sendo o autor do crime. Lindomar foi detido na manhã desta quarta-feira, 04.

De acordo com o delegado Rafael Fortes Falcão, titular da Deic e responsável pelo caso, após um intenso trabalho investigativo, a equipe do Núcleo de Investigação de Homicídios da Deic –Sul, descobriu que, no dia do crime, Lindomar, utilizando-se de seu veículo Fiat Pálio, colidiu intencionalmente contra a motocicleta que era conduzida por Gonçal de Barros, que foi a óbito no local do acidente.

Desta maneira, o delegado Rafael representou, junto ao Poder Judiciário da Comarca de Gurupi, pela prisão preventiva do suspeito, a qual foi deferida e cumprida, na manhã desta quarta-feira, por policiais civis da Deic –Sul, em Palmeiras de Goiás, cidade para onde Lindomar havia fugido após praticar o crime, em Gurupi.

Ainda conforme o que foi apurado pela equipe da Polícia Civil, o crime teria sido praticado por motivos passionais. Lindomar foi autuado por homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado, uma vez que no momento do crime, havia uma mulher na companhia de Gonçal, a qual foi atingida, mas sofreu apenas ferimentos leves. Lindomar encontra-se na Casa de Prisão Provisória da cidade, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

O caso

O fato ocorreu no dia 23 de setembro de 2017, em Gurupi. O cinegrafista Gonçal de Barros trafegava na BR-153, no perímetro urbano de Gurupi, em sua mão, quando o veículo Fiat/Pálio, de cor prata, que vinha no mesmo sentido em alta velocidade, não manteve a distância e colidiu na lateral da motocicleta.

Fonte: T1 Notícias

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Prestadores recusam proposta de R$ 20 mi ao mês e paralisam atendimento do PlanSaúde

Mesmo após uma proposta de escalonamento de pagamento da dívida apresentada pelo Governo ao Sindicato de Hospitais e Estabelecimentos (Sindessto), a proposta não foi aceita e o sindicato determinou na noite desta terça-feira, 3, mais uma suspensão do atendimento ao Plansaúde por tempo indeterminado. Uma contraproposta foi apresentada pelo Sindessto que também não foi aceita pelo Estado.

Atualmente já são pagos R$10 milhões por mês pela Secad e a pasta informou que o pagamento da parcela referente ao mês de maio será depositado hoje. “A Secretaria da Administração – Secad informa que nesta quarta-feira, 04 de outubro, será realizado o pagamento de R$10.500.000,00 (dez milhões e quinhentos mil reais), referente ao mês de maio de 2017, às empresas, hospitais ou estabelecimentos de serviços de saúde que atendem pelo Plansaúde, conforme acordo realizado com o Sindicato de Hospitais e Estabelecimentos – Sindesto”, explicou.

Conforme o sindicato, a decisão foi tomada “após diversas tentativas de negociação com a Secretaria de Administração para recebimento das faturas do PlanSaúde em atraso (meses abril, maio, junho e julho)”.

Usuários

Segundo dados da Secretaria de Administração (SECAD) o plano possui cerca de 90 mil usuários, sendo mais de 30 mil titulares. O maior número de usuários está concentrado em Palmas.

Confira a seguir a íntegra da nota do Sindessto:

“O SINDESSTO vem a público comunicar que após diversas tentativas de negociação com a Secretaria de Administração para recebimento das faturas do PlanSaúde em atraso (meses abril, maio, junho e julho), junto a rede prestadora de serviços de saúde, e frente ao descumprimento por parte do Estado dos acordos judiciais firmados com os prestadores, os mesmos, não suportando mais o desequilíbrio financeiro causado por esses atrasos, SUSPENDERÃO os atendimentos aos usuários Plansaúde por tempo indeterminado, a partir das 00h00 do dia 04/10/2017.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Criança morre em acidente na TO-387, em Palmeirópolis, após carro cair de ribanceira

Uma criança de apenas cinco anos morreu na tarde de ontem, 2, na TO-387, próximo à cidade de Palmeirópolis, após um grave acidente que deixou mais quatro feridos. Conforme informações da polícia, o motorista do veículo em que a criança estava teria perdido o controle da direção.

Testemunhas informaram ainda que chovia muito no momento do acidente e que o carro, que seguia com destino a Gurupi, teria deslizado no asfalto, de onde trafegava no alto de uma serra, caindo em seguida em uma ribanceira, capotando várias vezes.

Ainda segundo as informações, no veículo estava a primeira-dama da cidade de São Salvador, Amanda Borba; a criança Cristina Rodrigues da Silva; Hilda Furtado da Silva, avó da criança; Solange Rodrigues e Walla Carlos de Souza.

A criança chegou a ser socorrida com vida, mas faleceu ao dar entrada no Hospital Regional de Gurupi. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Gurupi.

Fonte: T1 Notícias

Categorias
TOCANTINS

Concurso da PM deve sair este ano e governador diz que não faltará Orçamento para nomeações

O governador Marcelo Miranda (PMDB) e o comandante-geral da Polícia Militar (PM), Glauber de Oliveira Santos, confirmaram na solenidade desta terça-feira, 3, a intenção de realizar o concurso de mil vagas para soldado ainda este ano. O certame foi anunciado em abril do ano passado, mas desde então nenhuma programação para sua realização foi anunciada. O evento realizado na ala sul do Palácio Araguaia foi para a entrega de 29 viaturas, além de equipamentos como cintos táticos e capas de chuva.

Antes da solenidade, Glauber de Oliveira foi quem confirmou à imprensa a intenção do Estado de realizar o certame antes do final de dezembro. “Estimamos que ainda neste ano façamos as provas”, disse. A abertura das propostas – segunda parte do processo licitatório acontece nesta quarta-feira, 4, revelou o comandante-geral, que prevê alto número de participantes. “É uma mega licitação. A gente está prevendo mais de 100 mil candidatos para as mil vagas de soldado e 40 de CFO [Curso de Formação de Oficiais]. Há uma mobilização nacional”, garantiu.

Posteriormente, o governador Marcelo Miranda confirmou a intenção. “Estamos trabalhando para que até o final do ano o concurso da Polícia Militar seja concretizado”, esclareceu. Questionado sobre o peso de nomeações na folha de pagamento do Tocantins, o peemedebista garantiu que o impacto foi programado. “Estamos conscientes que não faltará orçamento para isso. Isto está dentro da programação”, afirmou.

Marcelo Miranda também falou sobre o desenquadramento do Estado, que está fora do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O governador falou que o Executivo deve adotar alguma atitudes para reverter o quadro, sem adiantar qual. “Nós sabemos que estamos acima da LRF e teremos que tomar algumas decisões, que serão tomadas com tranquilidade, de forma serena, sabendo que o amanhã vai dizer das atitudes que estamos tomando dentro das normas legais”, disse.

Investimento
Na ocasião foram entregues 29 viaturas, sendo 11 da marca Fiat, modelo Pálio Weekend Adventure, e 18 Volkswagen , modelo Gol; todos equipados com giroflex, sirene e rádio comunicador. As viaturas modelo pálio contam ainda com cubículo (cela) para a condução de pessoas em atitudes de desconformidade com a lei e exigência dos direitos humanos, conforme garantiu Glauber de Oliveira.

Dos 20 veículos entregues pelo governador à Polícia Militar, 10 veículos foram destinados a Palmas. O restante foi distribuído para Araguaína, contemplada com quatro veículos; Gurupi, outros quatro; Porto Nacional, três; Pedro Afonso, dois; Guaraí, também dois; e para as regionais de Arraias, Dianópolis, Colinas e Tocantinópolis, que ficaram com uma viatura para cada.

A corporação também recebeu 2.650 cintos táticos operacionais e mil capas de chuva, equipamentos orçados em R$ 1,2 milhão, recursos oriundos do Governo do Estado.

Fonte: Portal CT

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Governador Marcelo Miranda realiza entrega de viaturas à Polícia Militar

O governador Marcelo Miranda entregou novos veículos e equipamentos para a Polícia Militar na manhã desta terça-feira (3). A entrega das viaturas aconteceu na ala sul do Palácio Araguaia, em Palmas. Foram entregues 29 veículos, sendo 11 da marca Fiat, modelo pálio weekend adventure, e 18 VW, modelo gol TL MBV 1.6, equipados com giroflex, sirene e rádio comunicador.

As viaturas modelo pálio contam ainda com cubículo (cela) para a condução de pessoas em atitudes de desconformidade com a lei. Deste total, 10 veículos foram destinados a Palmas. O restante foi distribuído para Araguaína (4); Gurupi (4); Porto Nacional (3); Pedro Afonso (2); Guaraí (2); e para as regionais de Arraias, Dianópolis, Colinas e Tocantinópolis foram destinadas uma viatura para cada.

A corporação também recebeu 2.650 cintos táticos operacionais e mil capas de chuva, equipamentos orçados em R$ 1,2 milhão, recursos oriundos do Governo do Estado.

“Tenho a satisfação de afirmar que o setor de segurança pública no Tocantins tem recebido uma atenção redobrada nos últimos anos. Esse reforço é no sentido de melhor equipar a nossa Polícia para o exercício diário de enfrentamento à criminalidade”, pontuou, lembrando que ainda este ano será lançado o edital para realização do concurso público da Polícia Militar. “Sabemos da carência do nosso efetivo e de nossas responsabilidades e tudo está sendo feito dentro com muita transparência, obedecendo à capacidade orçamentária e os trâmites legais”, reforçou.

Para o governador, todos esses esforços para dotar as forças de segurança pública de melhores condições de trabalho e, automaticamente melhorar a sensação de segurança para a população, já tiveram reflexos diretos em outros estados. “Hoje, a nossa segurança pública é reconhecida lá fora como um exemplo”, pontuou.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Glauber Oliveira Santos, destacou que o Tocantins é o lugar mais seguro para se viver, condição conquistada graças aos investimentos realizados nas gestões de Marcelo Miranda. “A corporação está vivendo um bom momento, graças aos investimentos realizados na atual gestão, e isso tem reflexo direto nos serviços prestados à população tocantinense”, assegurou o comandante, revelando que ao longo dos anos foram disponibilizados equipamentos nunca vistos no Estado, além dos investimentos na qualificação da tropa, por meio de cursos de aperfeiçoamento.

Fonte: Primeira Página

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Mais de 350 candidatos do Tocantins aguardam resultado da 2ª etapa do Exame da Ordem

Previsto para ser divulgado no dia 10 de outubro, o resultado da segunda etapa do Exame da Ordem é aguardado por 356 candidatos. A prova é promovida pelo Conselho Federal da Ordem e organizada pela Fundação Getúlio Vargas. No Tocantins, a administração da prova fica da Comissão de Exame da Ordem e Seleções, presidida pela advogada Elisângela Mesquita.

“Fizemos a segunda etapa da prova no dia 17 de setembro, em Palmas e Araguaína. Gurupi ficou abaixo dos 40 aprovados na primeira etapa e, assim, os alunos excepcionalmente fizeram as provas em Palmas. Não houve qualquer problema e os candidatos foram recebidos por advogados membros da nossa comissão e receberam todas as orientações”, frisou Elisângela.

Ela ressaltou a importância do Exame, destacando ser um filtro necessário para a profissão. “Temos mais de 600 novos advogados por ano só no Estado. No Brasil, somamos mais de 1 milhão. O Exame é necessário, tendo em vista que a profissão preciosa ser exercida por profissionais capacitados”, salientou.

Nesta segunda etapa, conhecida como prático-profissional, os examinandos responderam a quatro questões escritas discursivas e prepararam uma peça profissional. Com duração de cinco horas, o candidato optou por uma das áreas do direito no ato da inscrição: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e do seu correspondente direito processual.

A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado e advogada, podendo ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo, ainda, os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Operadoras de turismo do Tocantins apresentam potencial do estado em feira de SP

As empresas operadoras de turismo do Estado apresentaram, entre os dias 27 a 29 de setembro, em São Paulo, o ecoturismo agregado ao turismo de experiência na  45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa. O encontrou  resultou em  boas oportunidades de novos negócios em turismo para o Estado. Os produtos foram apresentados em 22 rodadas de negócios ao longo de dois dias e recebidos com entusiasmo por agências de viagens nacionais e internacionais.

A feira foi o destino escolhido pelos operadores da região Serras Gerais, que engloba atrativos turísticos nos municípios de Almas, Dianópolis, Natividade e Rio da Conceição – para lançamento deste produto turístico tocantinense que envolve, além do ecoturismo, o turismo de experiência, por meio da integração entre turistas e comunidade.

Para o superintendente e Desenvolvimento Turístico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), James Possapp, além da  receptividade demonstrada pelos operadores de turismo nacionais para as regiões do Tocantins, a  Abav permitiu a aproximação das empresas que atuam no Estado. “Isso é um benefício a mais que a participação em eventos dessa natureza traz para o desenvolvimento do turismo no Tocantins. O Estado está realmente em boas condições para consolidar a atividade do turismo e se fortalecer nesse segmento, que é tão democrático e que gera renda com baixo investimento”, pontuou.

Atrativos da região Serras Gerais

De acordo com a empresária Cirene de Morais, atualmente, nas Serras Gerais, 14 agências de viagens estão em atuação, trabalhando com 28 atrativos turísticos distribuídos entre os municípios que compõem a região turística. A facilidade de acesso e relativa proximidade com a capital (a região está há pouco mais de duas horas de Palmas) são aspectos que favorecem o turismo local.

Dentre os atrativos, Serras Gerais conta com cachoeiras, lagoas, montanhas, serras, cânions, mirantes,  animais raros, centros históricos, atividades culturais e gastronômicas. Características como o encontro de biomas, águas cristalinas com quedas e remansos tornam as paisagens da região um atrativo a parte.