Categorias
SLIDE TOCANTINS

Médico usou conta da mãe de 89 anos para receber dinheiro de propina, diz PF

O médico Ibsen Suetônio Trindade teria usado a conta bancária da mãe dele, de 89 anos, para receber dinheiro de propina. A informação está no relatório da Polícia Federal da operação Marcapasso, que investiga fraudes em licitações da Secretaria de Saúde. A Justiça interpretou o fato como uma tentativa de lavagem de dinheiro.

A PF não especificou se a mulher teria ou não conhecimento do esquema. A força-tarefa da operação chegou a pedir a condução coercitiva dela, mas o pedido foi negado. Na decisão que transformou a prisão de Ibsen em preventiva, ela é tratada pelo juíz federal João Paulo Abe como uma mulher ‘senil’, termo usado para pessoas idosas que sofrem de algum tipo de demência.

O outro médico apontado como líder do esquema, Andrés Gustavo Sánchez Esteva, também teve a prisão preventiva decretada. O juiz entendeu que os dois têm facilidade para destruir provas e fugir do país caso fossem soltos. Sánchez tem dupla nacionalidade, já que nasceu no Uruguai. A Justiça também aponta que os investigados têm influência sobre outros profissionais da área e o alto escalão do governo estadual.

O escândalo estourou na última terça-feira (7), quando agentes da PF prenderam Ibsen, Andrés e outras nove pessoas, a maioria médicos. A investigação aponta que pacientes foram submetidos a diversas cirurgias cardiológicas sem necessidade. O objetivo seria a utilização de órteses, próteses e materiais especiais adquiridos de forma fraudulenta e com superfaturamento.

Os outros investigados foram liberados pela Justiça após pagamento de fiança. A defesa de Ibsen e Andrés tentou argumentar que eles não poderiam ficar presos porque são os únicos especialistas em cateterismo de Palmas, mas o juiz identificou pelo menos outros três médicos que poderiam fazer os procedimentos na capital.

A defesa dos dois médicos informou que vai recorrer da decisão e disse que ainda não teve acesso completo aos autos do processo para rebater todas as acusações.

O esquema

A decisão da Justiça que autorizou os mandados de prisão e de busca e apreensão diz que os próprios médicos passavam para a empresa fornecedora uma planilha com a quantidade de cirurgias realizadas, materiais utilizados e o valor mensal a ser recebido como propina.

“Mensalmente pagava em média o valor de R$ 80, R$ 90 e até R$ 100 mil para três cardiologistas”, diz trecho da delação dos empresários Antônio Bringel e Cristiano Maciel à Polícia Federal.

A empresa deles, a Cardiomed, disponibilizava os materiais para procedimentos médicos de urgência realizados nas dependências da Intervcenter, tanto para pacientes do SUS, quanto para pacientes do Plansaúde.

“Quando era utilizado algum dos OPMEs [órteses, próteses e materiais especiais] em procedimento cirúrgico emergencial, a empresa notificava a Cardiomed acerca da utilização do material e esta, por sua vez, emitia a nota fiscal”, diz trecho da decisão.

Ainda segundo as investigações, o valor dos materiais era superfaturado e junto com a nota fiscal era emitido um boleto para pagamento com “desconto”. Esse desconto era “exata e precisamente, o valor da propina que era repassada para a Intervcenter, para que fossem repartidas entre os sócios deste centro médico.”

Os delatores forneceram 350 notas fiscais à polícia, sendo que totalizaram o valor de R$ 3.724.696,03, dos quais, R$ 1.698.125,72 seriam de pagamento das vantagens indevidas aos médicos integrantes do esquema, entre 2010 a 2016.

Os investigados que ocuparam cargos públicos também são suspeitos de receber propina para direcionar as licitações e compras dos materiais, além de utilizar equipamentos da rede pública em suas próprias clínicas e hospitais.

A soma do dinheiro que teriam recebido indevidamente é de R$ 4,5 milhões. Diante disso, a Justiça Federal determinou o bloqueio de mais de R$ 7,2 milhões em bens dos suspeitos.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Com brincadeira e encenação, professores revisam conteúdo para o Enem

Para diminuir a pressão sobre os alunos às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), professores apostaram em revisar as matérias com leveza e diversão durante um aulão realizado em Palmas. A segunda prova será realizada neste domingo (12).

A estudante Lara Amanda Martins quer estudar medicina. Para ela, a segunda parte do Enem, que vai avaliar matemática e ciências da natureza, é decisiva. Mas a última aula não precisa ser estressante. “O pessoal já começa a ficar casando, aí tem que mudar um pouco. Tem que descontrair porque o nervosismo já está lá em cima.”

Teve até mestre que no jeito de se vestir brincou com aquilo que muitos alunos gostariam de ter na hora da prova. Um super-herói.

“O poder da biologia vai todo para eles hoje. A galera vai ficar preparada para fazer essa prova”, afirma o professor Luiz Harmed.

O primeiro efeito o aulão conseguiu: a promessa dos candidatos de desligar o celular. Uma parte da aula parece a apresentação de um espetáculo. Só que ninguém está lidando com ilusionismo. O show é todo da realidade. É a ciência praticada ao vivo.

A lição de física veio na forma de uma corrente elétrica compartilhada em grupo. “Dá um choque na hora e assim que ele aumenta a intensidade sente o choque mais bruscamente. Tive um pouco de medo”, diz o estudante Paulo Victor.

No primeiro domingo de provas (5), 19.474 estudantes deixaram de fazer o Enem no Tocantins. Para quem continua no páreo nesse fim de semana, o que os professores esperam é memória para lembrar todo o possível, mas com tranquilidade.

“A gente vem com brincadeiras, chamando atenção. Os alunos gostam desse tipo de contato. E aí a gente vai devagarzinho lembrando o assunto, sempre colocando uma brincadeira para que eles se sintam relaxados”, diz o professor Arnon Milhomem.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Salários dos servidores públicos estaduais estarão nas contas neste sábado

A Secretaria Estadual da Fazenda anunciou na manhã desta sexta-feira, 10, nas redes sociais do governo do Estado, que já enviou ao banco a ordem de pagamento dos salários dos servidores públicos estaduais.

Conforme o Estado, os valores serão creditados nas respectivas contas nos primeiros minutos deste sábado, 11. A folha, referente ao mês de outubro, ultrapassa os R$ 300 milhões e engloba os ativos, inativos e pensionistas.

Conforme a Sefaz, esta é a décima folha quitada este ano pelo Governo do Estado, deixando o Tocantins entre os estados brasileiros que vêm mantendo o pagamento dos servidores sem atrasos ou parcelamentos.

A data de pagamento dos servidores públicos estaduais passou do 5º dia útil para o dia 12 de cada mês em janeiro de 2015, em razão de pendências referentes à folha de pagamento de dezembro de 2014.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Comitiva com 10 vai à COP23; governador cumpre agenda na Alemanha e Holanda

Neste sábado, 11, o governador do Estado do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB) viaja para Alemanha e Holanda, onde cumpre agenda com demais chefes de Estado da Amazônia Legal para debater políticas públicas de mudanças climáticas na 23ª edição da Conferência das Partes (COP23). O retorno do governador está marcado para 19 de novembro. 10 pessoas integram a comitiva do governador.

Segundo informações da assessoria do governador, o primeiro compromisso dele será na segunda-feira, 13, na cidade de Bonn, onde pela manhã visitará os pavilhões principais da COP23, em especial o Espaço Brasil. No fim do dia, o governador participa de uma reunião da Força Tarefa de Governadores para o Clima e Floresta (GCF), na Kameha Grand Bonn. O encontro terá como foco a Conservação das Florestas e Sustentabilidade Jurisdicional, com vistas a financiamentos ambientais.

Na terça-feira, 14, Marcelo Miranda participará do Amazon Bonn, evento idealizado pelo Fórum de Governadores da Amazônia Legal, formado pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O evento iniciará às 08h30, no Museu de Arte de Bonn.

O momento será para discussões sobre a proteção da floresta amazônica brasileira e as atuais estratégias subnacionais dos estados amazônicos, nacionais e internacionais, para combater o desmatamento e apoiar o desenvolvimento sustentável das florestas.

Neste evento, o governador participará, juntamente com o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, de um debate sobre parcerias para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e o equilíbrio climático. Marcelo Miranda apresentará as ações que o Tocantins vem desenvolvendo em favor da proteção do meio ambiente e recursos naturais do Estado.

Já na cidade de Ulh, também na Alemanha, na quarta-feira, 15, a comitiva visitará a fábrica Magirus GmBH, onde estão sendo montados três caminhões Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF), adquiridos pelo Governo do Estado.

Holanda

A agenda oficial continua na quinta e sexta-feira, 16 e 17, na Holanda. Esses dias serão dedicados a visitas à empresas que atuam no ramo portuário. A Embaixada do Brasil na Holanda organizou uma programação que envolve projetos hidroviários sustentáveis.

10 compõem a Comitiva TO

Compõem a comitiva do Tocantins o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, David Siffert Torres; o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro Silva; o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Herbert Brito Barros; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Dodsley Yuri Tenório Vargas; o subsecretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fábio de Lima Lelis; o diretor de Instrumentos de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Rubens Pereira Brito; o deputado estadual Nilton Bandeira Franco; a assessora de imprensa do Governador, Susana Araújo Barros Rodrigues; o Ajudante de Ordens do Gabinete do Governador, tenente-coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça; e o assessor especial do Gabinete do Governador, Pedro Barbosa da Costa.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Juiz prorroga prisão de dois médicos que permanecerão detidos por tempo indeterminado

O juiz federal João Paulo Abe converteu a prisão temporária dos cardiologistas Ibsen Suetônio Trindade e Andrés Sanchez Esteva em prisão preventiva nesta quinta-feira, 9. Com a decisão, a detenção dos dois investigados pela Polícia Federal na Operação Marcapasso não tem prazo para encerrar. O magistrado esclareceu, na decisão, que há “fortíssimos indícios de que Andrés Gustavo Sanchez Esteva e Ibsen Suetônio Trindade seriam os principais articuladores do esquema investigado”.

O juiz fundamentou a prisão de Trindade e Esteva por serem os “principais investigados no caso em apuração e que devem ser segregados por medida de ordem pública, com o objetivo de se estancar a atividade criminosa investigada e as demais que se iniciarão em decorrência do que se colheu nas buscas e apreensões, especialmente o ilícito de lavagem de dinheiro”. Na decisão o juiz pontuou ainda que o cardiologista Ibsen Trindade teria sido o profissional que mais recebeu valores no esquema de superfaturamento de OPME’s.

No requerimento apresentado à Justiça, a Polícia Federal destacou o recebimento de propina para realizar procedimentos cirúrgicos de acordo com a capacidade econômica do paciente. “Não bastasse os valores recebidos indevidamente, o médico Ibsen Trindade dá a entender que costuma prescrever determinados procedimentos cirúrgicos e invasivos à depender da capacidade econômica do paciente, e não pela real necessidade”. Em outra ligação a Polícia aponta a possibilidade de enriquecimento ilícito, já que os médicos cobraram valores muito superiores ao preço de mercado. “Embora não haja a menção expressa a ANDRÉS e IBSEN, é possível deduzir que HENRIQUE FURTADO está se referindo a eles. HENRIQUE diz que cobram doze mil reais um procedimento de cateterismo simples do SUS quando particular custa três mil reais. (…) O fato mencionado na conversa tem verossimilhança com o que se apurou até o momento, demonstrando que a conduta desses médicos é voltada para o enriquecimento ilícito, cobrando valores muito superiores ao que seriam os justos”, pontua a PF.

Em vias de se encerrar o prazo da prisão temporária, o Departamento de Polícia Federal requereu a decretação de prisão preventiva em desfavor dos dois médicos para garantir a conveniência da instrução criminal. Nesta quarta-feira, oito médicos foram soltos mediante fiança e medidas cautelares.

Propina e procedimentos arriscados

Documentos que constam na decisão revelam que entre os anos de 2008 e 2016, Trindade foi quem mais recebeu propina, ultrapassando a casa dos R$ 2 milhões. “Apenas da empresa CARDIOMED, IBSEN teria recebido a título de propina um dos valores mais elevados, estimado em cerca de R$ 2.259.864,04 (dois milhões, duzentos e cinquenta e nove mil, oitocentos e sessenta e quatro reais e quatro centavos), dos quais R$ 520.315,00 foram angariados de forma individual, R$ 865.197,43 em conjunto com outros investigados, e outros R$ 874.351,61 em conjunto com Andrés Esteva”, detalha o documento.

Escutas telefônicas apontaram ainda para a gravidade dos delitos cometidos por Trindade e Esteva, que supostamente realizavam procedimentos arriscados de acordo com o poder aquisitivo do paciente. “De maneira corriqueira optaram, deliberadamente, pela execução de procedimentos médicos arriscados, com acesso intravenoso às artérias e cavidades do coração de seus pacientes, pela mera probabilidade de que estes pudessem, de maneira abstrata, arcar com os autos custos de tais procedimentos”, revelou a investigação.

O juiz também lembrou na decisão que o médico uruguaio Andrés Esteva possui dupla nacionalidade, sendo possível que ele fuja para o seu país de origem. “Em virtude desta circunstância pessoal, o investigado possa se evadir para território estrangeiro, uma vez que a República Oriental do Uruguai onde ele nasceu, não autoriza a extradição de nacionais”, atentou.

Fiança e medidas cautelares

Outro 8 investigados foram liberados na quarta-feira, 8, após pagarem fiança e deverão cumprir medidas cautelares como a proibição de se ausentar de suas atividades pelos próximos seis meses e de mudarem de casa e não poderão se afastar de suas regulares atividades no HGP, abstendo-se de gozar licenças, férias ou afastamentos.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Prisão de ex-secretário estadual da Saúde foi decretada em operação da PF

Na operação da Polícia Federal, deflagrada na manhã desta terça-feira (7), foi decretada a prisão temporária de um ex-secretário da Saúde do Estado do Tocantins, além da condução coercitiva de outro ex-secretário estadual da Saúde e de empresário que já ocupou o cargo de Secretário Municipal de Saúde de Palmas. Decretos foram a pedido do Ministério Público Federal – MPF.

Também atendendo a pedido do MPF, a Justiça Federal determinou a condução coercitiva de parente de agente político do Estado do Tocantins em razão da suspeita de tráfico de influência. Em face de tal indivíduo também foi aplicada a medida de proibição de ter acesso a qualquer órgão público do Poder Executivo do Estado, sob pena de decretação da prisão preventiva.

Na operação Marcapasso, que investiga esquema de corrupção a fraudar licitações no Estado do Tocantins, ao todo, foram decretadas ao todo, 12 prisões temporárias e 41 conduções coercitivas, inclusive de profissionais de saúde envolvidos com ilícitos. A Justiça Federal também expediu 84 mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, nas Secretarias de Saúde e de Administração do Estado do Tocantins e em diversas empresas, do Tocantins e de mais nove estados.

Nota

A Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), enviou uma nota informando a respeito da operação Marcapasso, que apura possíveis fraudes em licitações nos últimos oito anos, que os órgãos da administração estadual estão colaborando com a investigação.

Sobre o envolvimento de médicos e outros servidores públicos no esquema, a Secom informou ainda que vai esperar o fim das investigações para tomar as providências em relação àqueles que, por ventura, tiverem a participação comprovada.

Categorias
BRASIL POLITICA TOCANTINS

Temer deve procurar líderes novamente para discutir Previdência, diz Maia 4

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a defender nesta terça-feira (7) que o presidente Michel Temer (PMDB) converse com os líderes partidários para convencê-los sobre a reforma da Previdência. Antes de seguir para o Palácio do Planalto, para se reunir com o presidente, o deputado disse que não dá para estar tão otimista, porque o tema é polêmico, mas necessário para evitar o aumento da dívida pública.

“[Acho que] O presidente deve chamar seus líderes dos partidos, individualmente, e tentar mais uma conversa de forma bem tranquila, mostrando qual é o impacto da não realização da [reforma da] Previdência já em 2018. A despesa da Previdência está crescendo R$ 50 bilhões, R$ 60 bilhões por ano, e isso vai tornar o Brasil inviável em pouco tempo. Nós vamos caminhar para uma relação dívida – PIB bruto insustentável”, disse.

A reforma está paralisada desde que a Câmara recebeu do Supremo Tribunal Federal (STF) a primeira denúncia contra o presidente da República pelo crime de corrupção passiva, apresentada pela Procuradoria-Geral da República, em 29 de junho. O fato contribuiu para dispersar o apoio dos partidos da base aliada à proposta de mudanças na aposentadoria.

Maia sinalizou que apoia o avanço da proposta de forma reduzida, por meio de projeto de lei ou outra proposição que necessite de menos votos. Por se tratar de uma emenda constitucional, a proposta que altera as regras de acesso à aposentadoria precisa de pelo menos 308 votos entre os 513 deputados para ser aprovada. A votação deve ocorrer em dois turnos.

O presidente da Câmara também defendeu a aprovação de outros projetos que tramitam na Casa para conter o rombo do orçamento público, como os que tratam de desoneração dos setores de óleo e gás e a reformulação do sistema elétrico, gestão dos fundos de pensão, a flexibilização das regras do licenciamento ambiental, além da recente proposta do governo de privatização da Eletrobras.

Na segunda-feira (6), o modelo de desestatização foi apresentado pelo Ministério de Minas e Energia ao Palácio do Planalto, que deve encaminhar ainda esta semana ao Congresso Nacional por meio de projeto de lei.

“Acho que foi o caminho certo [encaminhar por projeto de lei]. Você não pode querer vender um ativo por medida provisória. Não é democrático a representação da sociedade por meio do Parlamento não ser ouvida antes de uma decisão que eu acho que é positiva”, disse Maia.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

PM prepara operação com 200 policiais para esquema de segurança nos dias do Enem

Foi apresentado, na manhã desta terça-feira, 31, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, o roteiro do esquema de segurança das provas do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM/2017) no Tocantins. Serão empregados mais de 200 policiais militares na escolta das provas e segurança nas escolas de 30 municípios tocantinenses. A avaliação ocorre nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país.

Durante a apresentação aos policiais militares dos 1º e 6º Batalhões que atuarão na Operação Enem 2017 o major Antônio Carlos Folha Leite , Supervisor Geral da Operação, reforçou a importância e responsabilidade da PM para que todas as etapas da missão ocorram sem nenhum imprevisto.

O evento serviu ainda para esclarecer possíveis dúvidas dos militares sobre a operação. “Trata-se da maior avaliação do país, que é a porta de entrada para o ensino superior, e, portanto, muito visada por quadrilhas especializadas em burlar as regras”, disse o major Folha Leite.

A atuação da PMTO, conforme explicou o major Folha Leite, será desde a escolta do deslocamento das provas até a Central de Armazenamento dos Correios, em Palmas, até a distribuição das mesmas nos 30 municípios do Estado, onde haverá a aplicação. Além disso, as provas serão armazenadas dos quarteis da PM para garantir o sigilo.

Horário

Os participantes do Enem 2017 devem ficar atentos ao horário de aplicação das provas. Neste ano, o exame ocorrerá em dois domingos, dias 05 e 12 de novembro. No Tocantins, os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h, obedecendo o horário local.

Atuação da PM

A PM reforçará o policiamento ostensivo e preventivo e atuará ainda nas modalidades de escoltas e guardas das provas e dos cartões de respostas, contando com policiamento a pé e motorizado nos locais de realização do ENEM/2017; presença constante de policiais militares nas redondezas das escolas onde serão aplicadas as provas, especialmente nos horários de abertura e fechamento dos portões.

Convênio

Foi realizado um convênio da Polícia Militar com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) onde a instituição será beneficiada com recursos para fortalecer o trabalho dos militares. “O recurso servirá para garantir a aplicação da prova e também na compra de equipamentos para os policiais militares que irão trabalhar na operação”, disse o major Folha Leite.

Conforme determinação federal, o governo do Estado entrará com uma contrapartida de 2% do valor total do convênio, estimado em R$ 170.482,00.

Presente no evento, o Chefe de Estado Maior da Polícia Militar, coronel Edvan de Jesus Silva, agradeceu o empenho dos coordenadores da operação e garantiu que a Polícia Militar do Tocantins dará total condição de segurança para que os participantes do Enem tenham tranquilidade para realizar a prova.

 

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Começa o período da piracema e pesca está proibida até fevereiro de 2018

Começa nesta quarta-feira (1°) o período da piracema no Tocantins. Até o dia 28 de fevereiro de 2018 fica proibida a pesca em qualquer modalidade, nos rios e lagos do estado. Segundo o Instituto Natureza do Tocantins, está proibida também a realização de campeonatos e torneios de pesca durante os quatro meses.

Neste ano há uma preocupação maior com a reprodução dos peixes devido à baixa quantidade de chuvas. A previsão é chover abaixo da média até dezembro em todo o estado. “A falta de chuvas pode influenciar na desova dos peixes e consequentemente na redução dos cardumes nos corpos hídricos do Estado”, comentou o superintendente de gestão ambiental, Natal César Alves de Castro.

A portaria que estabelece a piracema foi assinada nesta segunda-feira (30). Conforme o Naturatins, quem for flagrado pescando poderá ser multado, ter o pescado apreendido. A multa varia R$ 700 e R$ 100 mil, além de um acréscimo de R$ 20 por cada kg de pescado.

Até 28 de fevereiro também fica proibido o transporte, comercialização e beneficiamento de peixes pescados em rios e lagos.

Quer saber mais notícias de todo o estado? Acesse o G1 Tocantins.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Tocantins tem previsão de tempestade e chuva de granizo para todas as regiões

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso de perigo de tempestade para o Tocantins nesta terça-feira (31), que poderá provocar corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Também há possibilidade de ocorrer chuva de granizo. A previsão é que chova entre 30 e 60 mm/h, com ventos intensos de 60 a 100 km/h.

No início do mês, uma rápida chuva na região central de Palmas causou diversos estragos. Houve registro de falta de energia em várias quadras da capital, além da queda de árvores e fachadas de prédios devido a força dos ventos.

Um bebê de dez meses, que estava internado no Hospital Infantil de Palmas, morreu por causa de uma queda de energia na unidade. A falta de energia aconteceu durante uma forte chuva em Palmas. A criança estava entubada e havia entrado na unidade por volta das 9h do mesmo dia.

Quer saber mais notícias de todo o estado? Acesse o G1 Tocantins.