Categorias
TOCANTINS

Jovem que morreu carbonizada em acidente de carro na BA é enterrada no TO

A jovem Jéssica Cristina Ferreira Lima, que morreu carbonizada após um acidente de carro a 5 km de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, foi sepultada nesta segunda-feira (18) em Araguatins, no norte do estado. O corpo foi velado nesta manhã, na casa dos avós da vítima, na rua Dom João.

Duas pessoas morreram após o carro em que estavam bater em uma árvore, na madrugada deste domingo (17), no Km-20 da BR-135. O carro seguia da divisa do Piauí para Formosa do Rio Preto, quando o motorista perdeu o controle do veículo, saiu da pista e bateu na árvore.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta de 1h30. O carro seguia da divisa do Piauí para Formosa do Rio Preto, quando o motorista perdeu o controle do veículo, saiu da pista e bateu na árvore. O motorista Daniel Gomes de Jesus foi arremessado para fora do veículo. Jéssica não conseguiu sair do carro e morreu carbonizada.

Nas redes sociais, parentes e amigos da jovem deixaram homenagens. “Difícil acreditar que você se foi, agora tudo que restam são apenas lembranças e saudades”, disse uma amiga. “Vou sempre lembrar de você assim alegre e sempre sorridente. Vou guardar com amor e carinho todos os nossos bons momentos”, publicou outra moradora da cidade.

Segundo moradores da cidade, Jéssica é de Araguatins e tinha se mudado há pouco tempo para a Bahia.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Mais da metade do Parque Nacional do Araguaia foi devastado por queimadas

As queimadas que se espalham por grande parte da região norte do Brasil devastaram mais da metade do Parque Nacional do Araguaia, no oeste do Tocantins. A área é o equivalente a duas vezes a cidade de São Paulo. O fogo dura quase um mês e é combatido por uma equipe de 25 pessoas. Os órgãos ambientais preparam agora uma operação maior, com 60 profissionais e voluntários, para tentar resolver a situação.

Em Carmolândia, no norte do estado, um incêndio florestal atingiu oito fazendas e matou pelo menos mil animais entre cabeças de gado, cavalos e outros. O Corpo de Bombeiros não consegue atender a todos os chamados e em muitos lugares os próprios funcionários da fazenda combatem o fogo.

“Quando cê [sic] consegue combater um local, já tem 3, 4 locais pra você combater. Então tá muito difícil”, conta o produtor rural Rodrigo Guerra.

A fumaça também prejudica a visibilidade nas estradas. Em Carmolândia, uma caminhonete acabou batendo na viatura da Polícia Militar. Ninguém ficou ferido. Em Palmas não chove há 127 dias e a temperatura se aproxima dos 40ºC. O Tocantins já registrou 16.595 focos de queimadas em 2017, mais de 8 mil apenas em setembro, o pior resultado para o mês nos últimos cinco anos.

A nova força tarefa vai reunir o Corpo de Bombeiros, o Ibama, o Exército e brigadistas. “Existe uma previsão do INPE que se estenda o período seco até outubro. Então em função disso, nós estamos aqui com todos os órgãos reunidos, pra ver a capacidade de cada um de dar respostas ao incêndios que estão ocorrendo hoje”, diz o técnico do Ibama, José Carlos Mendes.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
TOCANTINS

Homem é detido pela PM com 145 kg de carne de jacaré em Lagoa da Confusão

A Polícia Militar Ambiental apreendeu na sexta-feira, 15, por volta das 14 horas, 16 jacarés abatidos, o que corresponde a 145 quilos de carne, na zona rural do município de Lagoa da Confusão. O autor foi multado em R$ 8 mil reais.

Por meio de uma denúncia, uma equipe de policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental localizou o autor, que estocava a carne do animal em sua residência. Segundo o indivíduo o carne estaria em seu freezer a pedido de indígenas de uma aldeia da Ilha do Bananal, pois eles não possuem energia elétrica.

Diante dos fatos, o autor foi conduzido à Delegacia onde foi multado em R$ 8 mil reais, conforme a legislação ambiental. A carne apreendida também foi apresentada na Delegacia de Polícia em Gurupi para as devidas providências.

Fonte: T1 Notícias

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Carlos Amastha é lançado pré-candidato a governador do Tocantins pelo PSB

Na noite deste domingo, 17, o prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB) foi lançado como pré-candidato ao Governo do Tocantins como o nome do partido para as eleições 2018.

Ao chegar ao Congresso Estadual do PSB na Assembleia Legislativa por volta das 19h, o prefeito se esquivou de confirmar sua pré-candidatura ao ser questionado pelo Portal T1 Notícias sobre as expectativas de que seu nome fosse lançado para o Senado ou Governo.

“Hoje é o nosso congresso e é inevitável não falar em 2018, mas não é o tema do dia. Hoje nós cumprimos nossa obrigação partidária quanto a organização e fortalecimento do nosso partido e orgulhosamente recebemos o nosso presidente da Nacional”, disse ao completar apenas que “em 2018 o PSB será protagonista. Nós vamos colocar em pauta o Governo do próximo ano” eleitoral, concluiu o prefeito.

No entanto, o presidente do PSB Nacional, Carlos Siqueira, deixou claro o motivo da sua vinda ao Tocantins. “Faço questão de vir aqui hoje pessoalmente para lançar a pré-candidatura do Carlos Amastha a governador do Tocantins. Ele é uma prioridade do nosso partido, nós vamos nos empenhar pessoalmente e toda nossa equipe em prol da candidatura dele ao governo do Tocantins e ele fará no Tocantins muito melhor do que esta fazendo em Palmas. É um prefeito exemplar do nosso partido”, afirmou.

 

Fonte: T1 Notícias

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Idosa de 74 anos fica embaixo de escombros após caminhão invadir casa

Um caminhão desgovernado atingiu uma casa na avenida Maranhão, em Xambioá, município ao norte do Tocantins, na noite desta quinta-feira (14). A frente da casa ficou destruída. Segundo a Polícia Militar, uma moradora, de 74 anos, que estava na área da residência ficou presa sob os escombros e foi socorrida com escoriações pelo corpo.

A PM informou que o veículo estava carregado e estacionado na BR-153, perto de um posto de combustíveis. Por volta das 19h20, o caminhão desceu uma ladeira e invadiu a casa. A residência ao lado também foi atingida.

Conforme a polícia, a idosa de 74 anos foi levada para o Hospital de Xambioá.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Claudia Lelis assume comando do Estado do Tocantins até o dia 23; Miranda em Tóquio

A vice-governadora do Tocantins Claudia Lelis (PV) assume a chefia do poder executivo por nove dias enquanto o Governador Marcelo Miranda vai a Tóquio em missão oficial. Em ato publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 14, a transmissão do cargo ocorre no período de 15 a 23 de setembro. Pela segunda vez assumindo o comando do Estado, Claudia Lelis destacou as principais ações que deverá trabalhar durante o período de ausência de Miranda e afirmou que dará continuidade ao ritmo de trabalho do governador.

“Nosso objetivo é dar continuidade ao ritmo de trabalho que foi impresso pelo governador. Vamos continuar com nossas visitas aos municípios, entregando obras e benefícios à população”, explicou Claudia em entrevista ao T1 Notícias na manhã desta sexta-feira, 15.

Claudia ressaltou ainda que cumprirá uma forte agenda ambiental, buscando apoio no combate as queimadas. “Vamos acompanhar de perto o combate às queimadas. Segunda-feira estarei em reunião com Ministro do Meio Ambiente para pedir apoio para trabalharmos em conjunto no combate às queimadas. Sem dúvida essa será uma das minhas principais ações nesse período”, pontuou a governadora em exercício.

Em ato anterior publicado no Diário Oficial do Estado, o governador Marcelo Miranda (PMDB) antecipou em cinco dias seu retorno ao Brasil, na viagem que fará ao Japão em setembro, e adiou a viagem da vice-governadora, Cláudia Lelis (PV) em dois dias para a Indonésia. De acordo com o mais recente decreto, Miranda se ausentará do dias 15 a 23 de setembro, e não mais até o dia 28. E Cláudia viajará no dia 23, e não dia 21 como decretado anteriormente.

O período de ausência do governador coincidiria com a viagem da vice-governadora, o que acarretaria em Mauro Carlesse (PHS), presidente da Casa de Leis do Tocantins, no comando do Palácio Araguaia pelo período de uma semana. Na ocasião a assessoria de imprensa do governo informou que a alteração não tem nenhum cunho político.

De acordo com a assessoria de imprensa do governo do Estado não haverá evento de transmissão de cargo; Claudia Lelis já é oficialmente a governadora.

Missão Oficial

Conforme decreto, a viagem de Miranda a Tóquio, Japão, é destinada à apresentação do Seminário Tocantins-Agro, ao empreendimento de visitas ao Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas, à JETRO (Japan External Trade Organization), ao JBIC (Japan Bank for International Cooperation), bem assim à composição de rodadas de negócios com representantes da Mitsubishi Corporation, Mitsui Corporation, Toyota Tsusho Corporation, Marubeni Corporation, Itochu Corporation, Sumitomo Corporation, Mayekawa, Nipponham Foods e Nippon Koei Consultants.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Barraginhas chega a última etapa com missão de amenizar seca da região sudeste

Após 17 meses de trabalho ininterruptos, o Projeto Barraginhas chega à última etapa de sua missão de amenizar os efeitos da forte estiagem que atinge as propriedades rurais da região sudeste do Tocantins. O município de Chapada de Natividade já recebe os tratores para a construção de 198 pequenas bacias de contenção de água da chuva, que se somam às mais de 3.400 já entregues até o momento em 18 municípios da região.

Executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o projeto tem vocação ambiental – seu principal propósito é recarregar o lençol freático castigado pela seca e revitalizar rios e córregos, mas acaba cumprindo papel social por propiciar água para que os pequenos proprietários rurais reguem as plantações e matem a sede das criações.

“O objetivo ambiental é o foco já que ela intercepta agua da chuva, evita erosão do solo e o assoreamento dos corpos d’água”, destaca o diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo. Ele explica que após a construção, a barraginha leva de dois a três anos para funcionar plenamente, já que é um projeto de médio prazo. “O produtor muitas vezes não entende por que ela seca após as primeiras chuvas. Isso acontece porque ao longo do período chuvoso a barraginha enche e infiltra o solo automaticamente, como uma esponja. Ao longo do segundo ano ela vai saturando, enchendo e recarregando o lençol freático. A partir de então ela se mantém com água estabilizada e mais limpa”, esclarece, ressaltando que cada barraginha pode recarregar o lençol freático no mínimo 25 vezes.

Cada propriedade rural recebe entre três a cinco barraginhas, que tem dimensão total de 16 metros de diâmetro e 1,80 metro de profundidade. Anualmente, uma barragem desta é capaz de recarregar o solo com água equivalente a 500 caminhões pipa de 10 mil litros, explica o diretor. Ele ressalta ainda que a bacia acaba umidificando suas margens, criando áreas propícias para a construção de pequenas hortas para plantio de legumes e hortaliças.

Apesar de não ser indicada para consumo humano, a água retida nas barraginhas é útil para a subsistência do pequeno produtor rural da região, pela importância do acesso aos recursos hídricos na atividade rural. Além de ser uma ferramenta extraordinária para a revitalização de rios e córregos, que também sofrem com a seca, por possibilitar a recarga dos aquíferos subterrâneos.

Projeto

Iniciado em abril de 2016, o projeto já atendeu até o momento 17 cidades, todos na região sudeste: Taguatinga, Ponte Alta do Bom Jesus, Taipas, Arraias, Novo Alegre, Combinado, Lavandeira, Aurora do Tocantins, Novo Jardim, Rio da Conceição, Dianópolis, Porto Alegre, Almas, Natividade, São Valério da Natividade, Santa Rosa do Tocantins e Chapada de Natividade. Atualmente o Projeto está em Chapada de Natividade, o último município beneficiado, totalizando as 18 cidades.

O investimento total do projeto é de aproximadamente R$ 2 milhões, sendo 100% oriundos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, para a construção de 3.564 barraginhas. Os municípios contemplados ficam todos localizados na parte sudeste do Tocantins, região semiárida de menor índice de precipitação de chuvas no Estado, com 400 milímetros por ano.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Governo do Tocantins busca investidores para as obras da rodovia Transbananal

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), apresentou o projeto da rodovia estadual TO-500, conhecida como Transbananal, para investidores de vários países durante o 15° Fórum Latino-Americano Brasileiro de Liderança Estratégica em Infraestrutura, realizado em São Paulo.  O evento teve início na terça-feira, 12, e se encerra nesta quinta-feira, 14, reunindo 50 projetos globais de infraestrutura viáveis para investimento.

O projeto da TO-500 foi apresentado pelo gerente de Atração de Investimentos da Seden, Álan Rickson de Araújo, e pelo líder da Comissão Pró TO-500 e autor do projeto, José Rubens Mazzaro. “O foco da apresentação foi mostrar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental da TO-500, bem como as diversas oportunidades que existem no Tocantins com objetivo de atrair investidores para a futura Parceria Público Privada”,  revelou Álan Rickson.

Com cerca de 90 km de extensão, a TO-500 fará a ligação da BR-242, que atravessa o estado da Bahia e do Tocantins até o oeste do Mato Grosso. Por conta do custo do projeto, estimado em mais de R$ 1 bilhão, a proposta é de que as obras da rodovia sejam executadas na modalidade Parceria Público-Privada (PPP).

A rodovia irá criar um corredor de exportação com impacto positivo para o agronegócio, pois vai reduzir os custos de transportes para o escoamento da produção agrícola, mesmo com a cobrança de pedágio. Depois de pronta, a TO-500, vai encurtar em até mil quilômetros as distâncias para o escoamento de produtos vindos do Mato Grosso para os portos de Salvador e Maranhão.

“O fato do projeto da TO-500 estar entre os projetos convidados para ser apresentados neste evento revela o interesse que ele desperta e a sua potencialidade de promover o desenvolvimento não só do Tocantins, mas de toda a região do entorno”, destacou Álan Rickson.

Evento

O Fórum tem como objetivo identificar projetos estratégicos de infraestrutura e  promover a aproximação entre os agentes envolvidos permitindo que estas iniciativas aconteçam da forma mais eficiente e rápida. “É uma oportunidade de atualização de  conhecimento das licitações das PPPs em todo o Brasil,  em termos de Infraestrutura, e também para interação com técnicos e investidores do setor rodoviário e ferroviário”, reforçou José Rubens Mazzaro.

O evento é traduzido simultaneamente em espanhol e inglês, e reúne lideres e executivos mundiais,  agentes públicos globais e locais, e instituições financeiras públicas e privadas.

Projeto

O projeto da travessia da Ilha do Bananal é de autoria do engenheiro José Rubens Mazzaro, líder da Comissão Pró TO-500. O projeto de lei já foi aprovado em 2012 pela Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins e aguarda publicação de um decreto federal outorgando os direitos para que o governo do Estado do Tocantins possa empreender e executar a obra sobre a Ilha do Bananal, que é responsabilidade da União.

A proposta de construção da rodovia conta com o apoio, formalizado por meio de ofício, de produtores rurais, comerciais e industriais do Tocantins e Mato Grosso, e também, dos indígenas que vivem na Ilha do Bananal.

Obras

As obras para a construção da TO-500 incluem serviços de terraplanagem; pavimentação e sinalização; construção de seis pontes sobre os rios Javaés, San Rocan, Riozinho e Jaburu; uma ponte estaiada no Rio Araguaia; muretas de concreto e outros.

Categorias
TOCANTINS

Deputado Paulo Mourão faz lançamento de cursos de pós-graduação em parceria com UFT e Sintet

O lançamento dos cursos de pós-graduação lato sensu  em Sociedade, Gestão Democrática e Trabalho Docente; e Linguagens, Cultura, Educação e Tecnologia, destinados a professores da rede estadual de ensino, será feito pelo deputado Paulo Mourão, nesta sexta-feira, dia 15, às 16h15, no Hotel Girassol Plaza, além de representantes da UFT, Sintet e Secretaria da Educação. Os cursos serão custeados com recursos de emenda parlamentar do deputado Paulo Mourão, no valor de R$ 260 mil, destinada ainda em 2016.  Com a liberação do recurso pelo governo, a UFT e o Sintet montaram os editais para selecionar os participantes.

Serão ofertados dois cursos de pós-graduação. Um deles, em Palmas, com especialização em Linguagens, Cultura, Educação e Tecnologias é voltado para professores da educação básica da rede estadual, interessados em adquirir ou aperfeiçoar conhecimentos vinculados às linguagens da música, artes visuais, teatro, artes plásticas e códigos de ensino da Língua Portuguesa e novas tecnologias aplicadas aos temas regionais do Tocantins.

O outro curso de especialização em Sociedade, Gestão Democrática e Trabalho Docente, ocorrerá em Araguaína, destinado aos profissionais do magistério público atuantes em movimentos sociais em turmas da educação básica, com enfoque na elaboração de projetos pedagógicos relacionados à democratização da educação com qualificação teórica, técnica e de gestão, no campo da docência e da produção do conhecimento.

Cada curso de especialização irá oferecer 60 vagas, sendo totalmente gratuitos e com duração de 18 meses. Uma oportunidade para melhorar o conhecimento dos professores e consequentemente a qualidade do ensino em sala de aula, oferecido aos alunos. Os cursos serão executados pela UFT, em parceria com a Secretaria da Educação e o Sintet. Os editais já estão prontos, sendo que a data de abertura das inscrições está prevista para o próximo mês de outubro.

Garantir educação com tecnologia e inovação é uma defesa constante do deputado Paulo Mourão. Ele considera que a educação é principal ferramenta de transformação de uma sociedade. “Não há desenvolvimento sem educação”, afirma. A educação é uma das áreas priorizadas pelo parlamentar na destinação de emendas.

Categorias
SLIDE TOCANTINS

Unitins inscreve para vagas nos quatro câmpus a partir desta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 15 de setembro, a partir das 9 horas, estará aberto o período de inscrições para o Vestibular 2018/1 da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O candidato interessado em concorrer às vagas ofertadas deve acessar o portal da universidade (ou clicar aqui) para ter acesso ao edital e à ficha de inscrição. O processo será feito somente via internet e seguirá até o dia 22 de outubro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 e poderá ser pago até o dia 23 de outubro.

Podem participar da seleção candidatos que já concluíram o ensino médio ou estejam cursando o terceiro ano em 2017.

As 480 vagas ofertadas para o próximo semestre estão divididas em nove cursos presenciais e gratuitos que são oferecidos em quatro câmpus: Araguatins (Letras e Pedagogia), Augustinópolis (Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem), Dianópolis (Administração, Ciências Contábeis e Direito) e Palmas (Direito, Engenharia Agronômica, Serviço Social e Sistemas de Informação).

Das 40 vagas para cada curso, 14 são destinadas para a Ampla Concorrência, 10 para candidatos egressos de escola pública, 4 para Cotas Raciais e 12 para o Sisu/Enem.

A prova está marcada para o dia 3 de dezembro (pela manhã e à tarde). O candidato responderá 80 questões, que são de Língua Portuguesa/Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Física, Biologia, Matemática, Química, História e Geografia, e fará uma prova de Redação. O resultado final está previsto para sair no dia 18 de dezembro, e as matrículas em primeira chamada devem ocorrer a partir do dia 8 de janeiro de 2018.